quinta-feira, 30 de abril de 2009

CARACTERÍSTICAS DAS PRANCHAS



A prancha é formada por várias partes, cada qual com sua função específica, são estas:- Botton (Fundo). Existem basicamente três tipos de fundo:

* V- bottons. Longarina mais alta que a borda, são os tradicionais;

* Concave. Longarina mais baixa que as bordas, é um fundo relativamente novo;

* Reto (Flat). É o fundo que fica entre os outros dois, é o mais indicado para iniciantes. Em cada parte da prancha podem se aplicar um ou mais fundos simultaneamente.

- Wedge. É a linha da virada da borda que serve para a prancha quebrar mais a linha da onda.

- Envergadura. Existe a envergadura do bico onde entra o fluxo de água e consequentemente a envergadura da rabeta que é por onde sai o fluxo de água. Se mal trabalhada e muito acentuada faz com que prancha perca a velocidade.

- Bordas. Existem basicamente dois tipos de bordas:

* Cheia ou larga. Boa para remada, mais indicada para ondas gordas que exigem muita remada e manobras menos radicais, sendo indicada também para pessoas com muito peso ou para quem está começando;

* Fina ou faca. Sem muito volume, possui a virada para o fundo da prancha mais acentuada, dai o nome faca .

- Área. Como o próprio nome diz, é a área da prancha.

- Canaletas. Usadas para dar uma velocidade para a prancha.

- Rabetas. Uma das principais partes da prancha, cada uma tem uma função diferente, são elas:

* Square. O final da prancha é cortado radicalmente, formando duas quinas acentuadas;

* Squash. A diferença para a square, é uma quina mais suave, tendo assim uma resposta melhor para manobras redondas;

* Round. Como o próprio nome diz é uma rabeta arredondada;

* Round Pin. Normalmente usada em pranchas médias ou grandes, a prancha vem afunilando formando uma única quina;

* Swallow. Era conhecida antigamente como rabeta em forma de peixe, quando é exercida pressão sobre ela, a saída de água é forte possibilitando assim curvas de arcos menores;

* Wing swallow. Tem a mesma função da swallow, mas devido à quebra, aumenta a pressão. Dando uma maior velocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário